segunda-feira, 21 de julho de 2008


Malvaviscos vermelhos em jarra de leite
abril 1997
aquarela e bico de pena sobre papel - 170 x 235 mm

Na aquarela, a cor branca é dada pelo próprio papel, deixando-o sem preencher com cor. Na pintura acima o branco participa na composição, ora como figura, ora como fundo. Na jarra ele funciona, em um trecho, como reflexo de luz e ganha essa qualidade pelas manchas de cor que lhe são adjacentes. E ao redor da imagem total, funciona como fundo, área para onde pode se expandir a imagem.
As cores da aquarela tem a condição básica da transparência, isso significa que manchas de cor colocadas sobre outras geram novas cores e quanto mais diluída a tinta, mais claro o tom da cor.
Tenho preferido aplicar a cor pura diretamente ao papel, deixando que se funda na tela. Na imagem acima, ainda fiz algumas misturas na paleta, como os cinzas que aparecem, mas atualmente toda mistura tem sido feita diretamente no papel, uma cor sobre outra ou mistura das tintas ainda úmidas.

Sem comentários: